sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Roda de Conversa: Quero meu direito por inteiro!



Art. 23, § 10 do Estatuto da Juventude (PLC 98/2011): “A concessão do benefício da meia-entrada de que trata o caput é limitada a 40% (quarenta por cento) do total de ingressos disponíveis para cada evento”.
 O Estatuto que deveria dar aparato legal dos direitos dos jovens de 15 a 29 anos vai na contramão dos estudantes brasileiros quando retrocede com a restrição de um direito imprescindível a estes estudantes:  meia-entrada. Enquanto a majoritária da UNE (UJS/PCdoB e PT) comemora seu mais novo acordo golpista com o Governo Federal, na verdade enche os bolsos de dinheiro na troca da meia-entrada pelo monopólio das carteirinhas. 

O Centro Acadêmico Xico Sá, do Jornalismo, convida todos e todas a sentar em roda, tomar um cafezinho e debater com as forças do movimento estudantil atuantes da UFCA sobre o cenário da União Nacional dos Estudantes, a Restrição da Meia-Entrada e o Estatuto da Juventude. Nosso encontro acontece às 14h, na segunda-feira, 16, no campus Juazeiro.
Estarão presentes: Rompendo Amarras – Oposição de Esquerda; Coletivo Levante! – Oposição de Esquerda; Levante Popular da Juventude; Assembleia Nacional dos Estudantes – Livre (ANEL).


sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Projeto de Extensão "PerCursos Urbanos" completa dois anos no Cariri




O PerCursos Urbanos é um projeto educativo e cultural de extensão da Universidade Federal do Cariri, que começou por ideia do Coletivo Mediação de Saberes, em 2002, lá em Fortaleza. Aqui ele chega com Tiago Coutinho e parceria com o Centro Cultural Banco do Nordeste. Hoje a equipe do PerCursos conta com Alana Soares, Antonio Rodrigues, Uiní Barros e Cícero Dantas, estudantes de Jornalismo na UFCA.

Em dois sábados do mês, o PerCursos Urbanos realiza roteiros, ou passeios, culturais dentro de um ônibus urbano comum. Nesse compartilhamento de saberes populares, artísticos, filosóficos, científicos e/ou acadêmicos, a ideia de um percurso urbano está no interesse de um conjunto de pessoas nas discussões sobre a cidade.

E amanhã, dia 31, o PerCursos completa dois anos de sucesso no Cariri! =) Decidiram comemorar com “Histórias Extraordinárias”. “Uma história de ficção não pode ser considerada real? Uma lenda urbana, na medida em que cai no domínio público, ela não seria então de uma realidade material? Quais os limites entre os desejos da criação humana e o asfalto, o concreto?” Se interessou, então se agende: o encontro começa às 15h, no Centro Cultural Banco do Nordeste, em Juazeiro do Norte. Inscrições gratuitas na portaria do CCBNB. 

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

C.A.X.S de cara nova


Enquanto nosso colega Marciano Neto trabalha na arte conceitual do C.A.X.S, arriscamos alguns traços.




E aí, o que acharam? 

terça-feira, 6 de agosto de 2013

Nota sobre o Enecom e a Coordenação Regional da Enecos com nome do Cariri

Créditos na imagem
Em Teresina, durante o 34º Encontro Nacional dos Estudantes de Comunicação Social, o curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri obteve grandes avanços junto à Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social, a Enecos.

A atual gestão "Todo Mundo Quer Amor" desde formação de chapa sentia a necessidade do Centro Acadêmico Xico Sá se filiar à Executiva Nacional, reconhecendo-a como uma instância que dialoga e representa os estudantes da área. Demos esse primeiro avanço e agora somos C.A.X.S, Coletivo Enecos no Cariri.

Até então, Fortaleza carregava sozinha o estandarte Enecos no Ceará. Tendo em vista os tempos de avaliação do cenário e renovação do coletivo, foi percebido o crescimento dos estudantes de Comunicação do Cariri nos espaços de discussão no Movimento Estudantil como um todo e, mais especificamente, da Enecos. Em acordo, é definido que o Cariri obtivesse um cargo na Coordenação Regional da Executiva (somo a Nordeste 3, que inclui Ceará, Maranhão e Piauí).

Os representantes do Cariri no Enecom entraram em acordo e decidiram o nome de Alana Maria Soares como coordenadora regional. Alana faz parte do C.A.X.S, formalmente é secretária de imprensa. Ainda se organiza no Coletivo Nacional Rompendo Amarras e mostrou-se ativa nos espaços de discussão do ENECOM contribuindo nos diálogos, compartilhando aos nossos colegas de todo o Brasil a realidade e as dificuldades enfrentadas no Cariri, não só do curso de Jornalismo, mas da realidade política cotidiana de nossa região.



Nós, estudantes de Comunicação Social e membros da atual gestão do C.A.X.S, nos sentimos felizes e contemplados com o nome de nossa querida colega para um cargo na nossa executiva. Demonstramos total apoio e ajuda. Somos um centro acadêmico que luta pelas diretrizes da Enecos e pelos estudantes do nosso curso para uma Comunicação democratica e bonita de se ver.

Ansiosos, esperamos construir a Enecos no Cariri livre e coletivamente com nossos colegas estudantes, pautando discussões, ações e lutando pela qualificação de formação do comunicador social, pela democratização dos meios de comunicação e pelos direitos humanos, seja no Cariri, no Ceará, no Nordeste, no País.

Somos todos Comunicação Social!
Somos C.A.X.S!
Somos Enecos!

Centro Acadêmico Xico Sá
Gestão "Todo Mundo Quer Amor"
2012/2013

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Nota de repúdio a Raimundo Macedo, prefeito de Juazeiro do Norte, e suas práticas coronelistas

Imagem de Hudson Jorge
Hoje, no fim da tarde, ocorreu a posse da reitora pro-tempore da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Suely Chacon, no pátio do campus Juazeiro. Entre os convidados da mesa, estava o secretário de desenvolvimento econômico de Juazeiro do Norte, José Roberto Celestino, representando o prefeito da cidade, Raimundo Macedo. Durante o evento, o prefeito apareceu, em seguida substituindo seu representante na mesa da cerimônia de posse da reitora. Estudantes da universidade mobilizaram-se no pátio, contra as atitudes do prefeito em relação à educação municipal, como o fechamento das escolas rurais e a redução do salário dos professores, através de cartazes, placas e palavras de ordem.

Ao fim da cerimônia, o prefeito, junto de seu secretário, deslocou-se para o estacionamento, seguidos pelos estudantes que continuaram a manifestação, inclusive fechando a saída do carro no estacionamento, através de um cordão humano. Após uma longa conversa com o secretário, Raimundão saiu do carro e caminhou até a avenida principal, acompanhado dos estudantes, que em coro, o convidaram para pegar o precário ônibus municipal. Ao chegar à avenida, o carro do secretário, junto de outro carro, pararam perto do prefeito, que entrou no segundo carro, onde um segurança à paisana apontou uma arma para os estudantes, que se afastaram do veículo, deixando o prefeito fugir. Indignados, os universitários cercaram o carro do secretário, pedindo explicações sobre a arma de fogo, mas o mesmo acelerou o veículo, arremessando um dos estudantes para a calçada.

Nós, do Centro Acadêmico Xico Sá, repudiamos a atitude deste prefeito, que não ouve a voz da população e repreende as manifestações com truculência, a exemplo do caso no Banco do Brasil. Não temos nenhum vínculo com partidos nem grupos políticos, mas apoiamos aqueles que, juntos, lutam por um país melhor e constroem as manifestações. Somos a favor da desmilitarização da polícia e fim dos seguranças-capatazes que servem aos políticos, aos moldes do velho coronelismo. Pedimos respeito aos estudantes, pois somos cidadãos, e gritamos, em coro: Fora Raimundão!

Centro Acadêmico Xico Sá
Gestão “Todo Mundo Quer Amor” 
2012/2013

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Corremos pelo Enecom

O Centro Acadêmico Xico Sá acredita ser preciso e bem vindo um esclarecimento sobre os pedágios realizados ao longo da gestão. O primeiro pedágio solidário organizado pelo Centro Acadêmico aconteceu em Junho deste ano. Nossa meta foi simples e clara: conseguir fundos para ajudar o pagamento das inscrições do ENECOM – Encontro dos Estudantes de Comunicação Social, que acontece em Teresina – PI, este mês.

Realizado com sucesso, passamos a investir em mais espaços como estes. Até agora aconteceram três pedágios, sendo que ao todo conseguimos R$ 508,40. Como foi tirado em encontros e conversas com os estudantes interessados no ENECOM, teriam prioridade à ajuda financeira quem participou das ações. Conseguimos realizar sete pré-inscrições e o restante do dinheiro continua em caixa para mais inscrições.

Em negociação do CAXS junto à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, conseguimos acordar uma ajuda de custo de r$ 200,00 para transporte de Juazeiro do Norte –CE  até Teresina - Pi. Contudo, não paramos. Sabemos que as inscrições são caras, que os estudantes precisam de dinheiro durante o evento e para alimentação nas horas de viagem. Mais pedágios serão realizados. Confirmado: sábado, dia 13, às 8h, em frente ao Cariri Garden Shopping, próximo ao semáforo.

Participe conosco.


Segundo pré-encontro do ENECOM é hoje!

Por intermédio do mobilizador Samuel Macedo, acontecerá nesta quinta-feira, dia 11, às 17:30 no Campus Juazeiro do Norte, da Universidade Federal do Ceará/Cariri. O segundo pré-encontro do ENECOM PI - 2013. Com a temática concepção de Universidade, seguiremos a discussão coletiva preparatória para os debates do Encontro Nacional. 

Será utilizado o método de leitura e discussão do texto "A universidade pública sob nova perspectiva" de Marilena Chaui. Link para download disponível aqui''Compreender o real papel da universidade, a quem a produção do seu conhecimento deve servir, questionando nosso modelo de pesquisa e formação do ensino, apontando também perspectivas concretas de como podemos superar o modelo atual de mercantilização da educação.'' 


----------------

Participe também do pedágio no Sábado =)

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Observatório das Mídias debate cobertura das manifestações e representação dos movimentos sociais



No contexto das manifestações que tem acontecido em todo o Brasil, o projeto de extensão Observatório de Mídias do Cariri irá realizar debate, nesta quinta-feira, dia 04, com uma abordagem sobre os questionamentos que surgem em meio aos protestos, assim como abordará a maneira que a mídia brasileira tem feito a cobertura destes acontecimentos. O evento será aberto a todos que queiram participar.


Nas últimas semanas temos acompanhado através das diversas mídias informativas as inúmeras manifestações que tem ocorrido em todo Brasil. São estudantes, trabalhadores, aposentados, entre tantos outros indivíduos, que tem demonstrado através de atos públicos sua insatisfação com o atual quadro político-social vivenciado pelo país.


Em meio a essas manifestações surgem questionamentos sobre uma possível crise de representação no que concerne ao papel dos partidos políticos, assim como dos movimentos sociais. Além disso, passa-se a imaginar quais seriam as rupturas e continuidades desencadeadas pelas movimentações Brasil a fora. É necessário, também, refletirmos sobre como a mídia brasileira tem abordado todas essas questões.


Dia 04 de Julho, quinta-feira, às 16h, sala 36 do bloco C, com o professor Tiago Coutinho (curso de Jornalismo) e Roger Pires (jornalista, membro do coletivo Nigéria)

terça-feira, 25 de junho de 2013

Ata de Assembleia

Juazeiro do Norte, 12 de Junho

Na Assembleia realizada em 14 de junho de 2013, sexta-feira, às 18:40, debatemos as seguintes pautas:



1. Alteração da data da eleição para centro acadêmico. Devido a greve das universidades e institutos federais, houve atraso na posse da atual gestão do centro acadêmico. Segundo o regimento, artigo 7° parágrafo único "Deverá ser feita pelo menos uma Assembleia Geral ordinária para eleição da Diretoria Executiva sendo que a mesma acontecerá no mês de Junho." Para que a atual gestão cumpra o período justo de um ano de gestão, propomos a alteração do regimento.
Propostas:

- Novembro (2 votos)
- Terceira semana do período letivo (17 votos)
- Abstenções (3 votos)


2. Eleição de um novo suplente para o CAXS, devido à saída de Júlio Pedro, Secretário de Assuntos Estudantis. As propostas para suplentes:


Candidatos:



- Cícero Sebastião (1º Semestre) – 12 votos
- Pedro Andrade (3º Semestre) – 8 votos
- Jessica Pinheiro (5º Semestre) – 6 votos
- Élida Gomes (3º Semestre) – 3 votos
- Abstenções - 2 votos



A suplente, Sauanny Lima, ocupou o cargo de Secretária de Assuntos Estudantis.



Informes:



- Encontro de twitteiros – sexta-feira dia 21 de Junho



- Fórum de discussão DCE UFC/UFCA – terça-feira dia 18 de Junho




As propostas marcadas em negrito e laranja são as aprovadas.


quinta-feira, 20 de junho de 2013

Informe sobre pré-inscrições do ENECOM


Colegas,
Encerra-se hoje o período de pré-inscrição para o Encontro Nacional d@s Estudantes de Comunicação Social, o ENECOM, que esse ano acontece em Teresina, Piauí. O valor da pré-inscrição é R$50,00 e deve ser entregue, até amanhã, ao facilitador Samuel Macedo (7° semestre). Quem ainda não se inscreveu, mas tem interesse em ir, corra que ainda dá tempo! É super simples,
veja aqui:http://enecompi2013.blogspot.com.br/2013/05/inscricao.html

Dois pedágios solidários foram feitos em prol da nossa ida ao ENECOM como ação para auxiliar no pagamento da inscrição d@s estudantes. Em encontro na segunda-feira, dia 17, foi concordado entre os presentes (centro acadêmico e demais estudantes) que o dinheiro arrecadado nos pedágios seriam priorizados aos seus participantes, visto que não se percebeu interesse d@s demais estudantes em participar dos pedágios.

Porém, nosso maior interesse é levar tod@s interessados ao ENECOM, esse encontro tão importante para a formação política, social e humana não só d@s comunicadores sociais, mas acima de tudo, d@s estudantes. Estaremos agendando mais dois (ou três, depende da demanda) pedágios para ajudar no pagamento do restante da inscrição. Pedimos que, por favor, venham e nos ajudem! A construção das ações é mais bonita quando é coletiva.

segunda-feira, 17 de junho de 2013

Primeiro pedágio da Comunicação foi um sucesso

Obrigada!

O pedágio solidário foi um sucesso! No último sábado, o Centro Acadêmico Xico Sá se pôs à rua e conseguiu arrecadar R$ 164,00, em apenas uma hora, para garantir parte das inscrições d@s estudantes interessad@s em ir ao Encontro Nacional d@s Estudantes de Comunicação Social, o ENECOM, que esse ano acontece em Teresina, Piauí. 

Infelizmente, só membros do CA participou do pedágio. Já está garantido que outras formas de arrecadação de fundos como esta acontecerão ao longo desse mês. Contamos com a ajuda e o apoio d@s estudantes para conseguirmos fazer um ENECOM bonito de se ver. Logo que for marcadas as datas, divulgaremos para vocês se programarem. 


Quer ajudar?

Ainda estamos aceitando doações de objetos, mungandas etc. para o bazar solidário e também quantias em dinheiro. Quer contribuir? Basta procurar Rodolfo, terceiro semestre, ou Alana, quinto semestre. Toda contribuição é mais que bem vinda. 

sábado, 15 de junho de 2013

Cícero Sebastião é eleito novo suplente


Ontem, em assembleia, os estudantes de Comunicação Social - Jornalismo presentes elegeram Cícero Sebastião, do primeiro semestre, o novo suplente da gestão atual.

 
Sebastião se configura como o primeiro estudante do primeiro semestre a participar do Centro Acadêmico nessa gestão. 



Ovacionado pelos colegas, Sebastião declarou buscar representar bem não só sua turma, colocando pautas referentes as preocupações dos calouros, mas como tod@s estudantes da Comunicação.



Em virtude da saída de Júlio Pedro, ex-sec. de Assuntos Estudantis, a suplente Sauanny encarregou-se de ocupar a vaga. 



Seja vem vindo Sebastião!


quarta-feira, 8 de maio de 2013

Começa hoje eleição de chapa da UFC para o CONUNE




A partir de hoje, dia 08, até a noite de amanhã, quinta-feira, está aberta a eleição da chapa de delegados da UFC para o Congresso da União Nacional dos Estudantes (CONUNE), que acontece em Junho. Urnas serão espalhadas por todos os campi da Universidade Federal do Ceará. Ao todo, são cinco chapas inscritas e todos os estudantes regularmente matriculados podem votar.

O CONUNE chega a sua 53° edição se caracterizando como o maior evento de deliberação estudantil nacional. O congresso espera reunir mais de 10 mil estudantes de todo o Brasil para debater políticas públicas, movimento estudantil, rever e avaliar o posicionamento da UNE sobre as mais importantes questões sociais atuais. Ele acontecerá nos dias 29 de Maio a 02 de Junho em Goiânia, GO, e têm cinco eixos específicos: debates, grupos de discussão, atos políticos, passeatas e eventos culturais.  

Os delegados, que participam das discussões e podem votar nas deliberações do Congresso, representando os estudantes da UFC, são tirados de maneira proporcional ao número total de estudantes matriculados na Universidade pelo número de votos da chapa.

CONHEÇA AS CHAPAS:

As chapas candidatas são: Chapa 01 “Saudações a quem tem coragem (UJS - Kizomba)”, chapa 02 “Não vou me adaptar” (Rompendo Amarras, Levante e independentes), chapa 03 “Rebele-se na UNE” (UJR), chapa 04 “Levante e Lute - a UNE é do povo” (Levante Popular da Juventude) e chapa 05 “Ecos de 68” (POR).

terça-feira, 7 de maio de 2013

Fotos da Semana de Recepção 2013.1


Vocês podem conferir as fotos e cometários sobre o que aconteceu na Semana de Recepção dos Estudantes 2013.1 bem aqui na nossa fanpage. Acessa lá :)







sexta-feira, 12 de abril de 2013




Edital de Eleição de Delegados


EDITAL PARA O PROCESSO DE ELEIÇÃO DE DELEGADOS AO VIII CONGRESSO DE ESTUDANTES DA UFC
ELEIÇÃO POR CHAPA EM ASSEMBLÉIA GERAL

Centro Acadêmico Xico Sá
Juazeiro do Norte, 11 de abril de 2013.

Centro Acadêmico Xico Sá, como entidade de representação estudantil do curso de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Federal do Ceará, campus Cariri, no uso de suas atribuições e conforme o Regimento Eleitoral deliberado pelo Conselho de Entidades de Base – CEB – torna aberto o processo de escolha de delegados e suplentes ao VIII Congresso de Estudantes da UFC, cujo tema é: “Produção Científica para quem? Pela Democratização da Universidade!”, este que ocorrerá entre os dias 19 a 21 de abril, no campus do Benfica em Fortaleza, Ceará.

Art. 1° - A eleição de delegados/as é por chapa e proporcional. Parágrafo único: As Chapas podem ser compostas por no mínimo 02 (01 delegado + 01 suplente) estudantes e no máximo pelo dobro do número total de delegados possíveis eleitos pelo curso, qual seja, 06 pessoas (03 delegados + 03 suplentes). A quantidade de delegados é diretamente proporcional ao número de matriculados. A quantidade de delegados é diretamente proporcional ao número de matriculados. De cada 50 (cinquenta) estudantes, 01 (um) delegado e 1 (um) suplente. (26 estudantes acima dessa fração garantem mais 01 delegado e 01 suplente).

Art. 2° - O período de inscrição de chapas será do dia 12/04/2013 até o dia 15/04/2013. A inscrição terá de ser feita pessoal ou por e-mail: c.a.xicosa@outlook.com, sendo necessário nome completo.

Parágrafo 1° - A Comissão Eleitoral será indicada pelo CA.

Parágrafo 2° - A Comissão Eleitoral é responsável pela realização das eleições e sua organização.

Art. 3° - O quórum mínimo para eleição de delegados/as é de 10% e garantirá a eleição da metade dos/as delegados/as possíveis.

Art. 4° - A eleição ocorrerá no dia 15/04/2013, em Assembleia Geral dos Estudantes de Jornalismo. E nessa mesma será tirado o resultado da escolha dos delegados/as.


______________________________________________
Representante do Centro Acadêmico Xico Sá

Convocatória de Assembléia


UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
CENTRO ACADÊMICO XICO SÁ

CONVOCATÓRIA PARA ASSEMBLÉIA GERAL DOS ESTUDANTES DE COMUNICAÇÃO
SEGUNDA-FEIRA, ÀS 18:30, SALA 33 (BLOCO C)



O Centro Acadêmico Xico Sá, como entidade de representação estudantil do curso de Comunicação Social – Jornalismo, da Universidade Federal do Ceará, campus Cariri, convoca todo os estudantes a participar da Assembléia Geral dos Estudantes de Jornalismo, segunda (15), às 18:30, no Bloco C, sala 33, para tiragem dos delegados representantes no VIII Congresso dos Estudantes da UFC.

VOTAÇÃO
Por conta do curto intervalo de tempo, foi decidido em reuniões do Centro Acadêmico que a tiragem dos delegados seria por meio de Assembléia, onde os estudantes poderão se candidatar em chapas de no máximo 06 pessoas (03 delegados + 03 suplentes) e no mínimo de 02 (01 delegado + 01 suplente) e também votar em representantes. A quantidade de delegados é diretamente proporcional ao número de matriculados. De cada 50 (cinquenta) estudantes, 01 (um) delegado e 1 (um) suplente. Atualmente o curso de Jornalismo tem direito a 03 (três) delegados e 03 (três) suplentes.

DELEGADOS
Todo e qualquer estudante corretamente matriculado no curso pode se candidatar, em Assembléia, como representante delegado. O papel do delegado se caracteriza em ter direito a voz e voto no Congresso representando, assim, os interesses e demandas dos estudantes de Jornalismo no campus Cariri nos espaços de discussão e construção do Congresso, principalmente na Plenária Final de Aprovação das Teses.

CONGRESSO
De 19 à 21 de Abril acontece em Fortaleza, no campus do Benfica, a oitava edição do Congresso dos Estudantes da Universidade Federal do Ceará. A temática da vez é “Produção do Conhecimento Para Quem? Em Busca da Democratização da Universidade”. O Congresso é uma das instâncias deliberativas construídas pelos e para os estudantes da UFC, onde é discutido as problemáticas e bandeiras do movimento social e estudantil, em rodas de conversa, grupos de discussão, mesas de debate, painéis e votação de teses.


_________________________________________________________
Assinatura do representante do Centro Acadêmico

terça-feira, 9 de abril de 2013

Relatoria Reunião do CAXS dia 08/04/2013

~ Informes: 
- Reunião da CO da Semana da Comunicação hoje (9) às 16hrs no Campus
- Pré-encontro do Congresso da UFC na quarta-feira (10), às 16hrs no Campus

~ Na reunião foram debatidas as críticas e elogios acerca da Semana de Recepção, onde sugeriram que o CA consulte os estudantes para saber o que desejam, houve considerações sobre "trote" e oficina de stencil. A possível Calourada envolvendo os cursos de Jornalismo, Design, Filosofia e Biblioteconomia deve ser planejada após o Congresso.

~ Propostas:
- Rodas de conversa (Movimento estudantil, opressões, entre outros assuntos)
- Ressarcimento do dinheiro gasto (bazar, pedágio)
- Colocar foto, nome e cargo de cada representante no Blog e na Página do CAXS

~ A pauta da Carteira Estudantil foi adiada para a próxima reunião.

~ Na reunião houve votação para as seguintes propostas:
- Criar uma nota sobre a Semana de Recepção. (aprovado)
- Organizar os cargos de cada membro do CA, cada um exercer sua função. (aprovado)
- Organizar as faltas dos membros nas reuniões de acordo com o Estatuto. (aprovado)

~ Presentes:
- Pablo Soares
- Sarah Bezerra
- Lima Junior
- Alana Maria
- Rodolfo
- Hewerton
- Julio Pedro
- Pedro Andrade
- Isaac Macedo

domingo, 7 de abril de 2013

Convocatória da CO para Semana de Comunicação




A Comissão Organizadora da 1° Semana de Comunicação informa e convida todxs xs estudantes de Comunicação Social – Jornalismo para a próxima reunião de discussão e construção do cronograma nesta terça-feira, às 16h. A concentração acontece no pátio.

Semana de Comunicação é um evento construído essencialmente pelos estudantes e se constitui de três ou mais dias de encontros, debates, palestras, apresentação de trabalhos científicos, exposição de produtos, eventos culturais, exibição de filmes e afins. 

A CO reitera a importância da participação dxs estudantes na criação, construção e fortalecimento do evento.

Participe estudante! 

quarta-feira, 3 de abril de 2013

Debate sobre movimento estudantil e reforma universitária



  Hoje, às 19hrs, no pátio da UFC em Juazeiro do Norte, ocorrerá um ciclo de debates promovido pelo CAXS e pelo CAFil, o Centro Acadêmico da Filosofia, falando sobre movimento estudantil e reforma universitária. O primeiro tema do debate é organizado pelo Centro Acadêmico de Jornalismo, CAXS.

  Na mesa sobre movimento estudantil, teremos Roberto Cunha, professor de Filosofia, falando um pouco sobre a história do movimento estudantil e a recente greve nas instituições federais; o DCE (Diretório Central dos Estudantes) da UFC tem espaço na mesa para falar sobre a instância, o que ela é e quais são as lutas dos estudante; João Barbosa, estudante de Filosofia, falará sobre suas experiências no movimento estudantil e sobre a oposição ao DCE; Samuel Macedo, estudante de Jornalismo, falará sobre a ENECOS (Executiva Nacional de Estudantes de Comunicação), suas bandeiras e militâncias; e teremos Andrea Furtado, estudante de Filosofia e membro do CAFil, explicando um pouco sobre o centro acadêmico e o movimento estudantil no curso de Filosofia. A segunda mesa terá o professor Tiago Coutinho, do Jornalismo, falando sobre reforma universitária

  O evento faz parte da Semana de Recepção do Curso de Jornalismo e do Curso de Filosofia, organizado pelo Centro Acadêmico Xico Sá e pelo Centro Acadêmico de Filosofia, nas atuais gestões. Participem! Veteranos ou calouros, todos são bem vindos!

terça-feira, 2 de abril de 2013

Centro Acadêmico oferece oficina de estêncil

Imagem meramente ilustrativa retirada do Google Imagens



O Centro Acadêmico Xico Sá, do curso de Comunicação Social da UFC, convida todxs xs estudantes do Campus Cariri a participar da oficina de estêncil hoje (terça-feira, 02), às 20h, ministrada por Gabriel Soares (estudante de Filosofia). 

Será utilizada a técnica de estêncil para customizar camisetas pelo recorte e preenchimento de figuras e desenhos com tinta ou spray. Para isso, é necessário que os interessados em participar da oficina tragam uma ou mais camisetas. Ao final, elas poderão servir como camisa do curso.





Semana de Recepção dos Calouros

Foto por Pablo Soares, C.A.
A ação faz parte do cronograma da Semana de Recepção dos Calouros da Comunicação, que ainda conta com um debate na quarta-feira (03), às 19h, sobre o atual cenário do Movimento Estudantil. 

Estarão presentes na mesa de debate o professor Roberto Cunha, membros do Diretório Central dos Estudantes da UFC, João Barbosa, estudante e membro do coletivo Levante!, e o atuante da Executiva Nacional dos Estudantes de Comunicação Social (ENECOS) Samuel Macedo. 

terça-feira, 26 de março de 2013

Primeiro Pré-Encontro do VIII Congresso dos Estudantes




O primeiro pré-encontro no Cariri para o VIII Congresso dos Estudantes da UFC acontece hoje, quarta-feira, às 19h na Praça do Giradouro, em Juazeiro do Norte. Estão convidados todos os estudantes interessados em participar da construção e discussão do Congresso, que dessa vez tem como tema “Produção do Conhecimento para Quem? Em busca da Democratização da Universidade” e acontece em Fortaleza, de 19 a 21 de Abril.


Para saber mais informações sobre o VIII Congresso dos Estudantes, clique aqui.

quarta-feira, 20 de março de 2013

Aviso de encontro



Colegas,

Nesta sexta-feira, às 14h, os membros do Centro Acadêmico Xico Sá se reunirão para debater os encaminhamentos da Semana de Recepção aos Calouros 2013.1 do curso de Comunicação. O encontro acontece no Largo da RFFSA, em Crato, e é aberto a todos os estudantes interessados.
Seguem as pautas:

  •          Roda de conversa sobre o Não-Trote;
  •          Definição da dinâmica com os calouros;
  •          Definição da mesa que vai compor o debate sobre o cenário atual do movimento estudantil brasileiro;
  •          Fechar o cronograma da Semana de Recepção;
  •          Confecção da faixa de boas vindas;
  •          Congresso dos Estudantes da UFC 2013;
  •          Checar as ações encaminhadas na última reunião.


Participe e construa o Centro Acadêmico dos Estudantes de Comunicação conosco! J

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Nota de Posse


Nota de Posse do Centro Acadêmico do Curso 
Comunicação Social – Jornalismo



Mediante tal registro o Centro Acadêmico Xico Sá vem informar a posse da gestão à chapa vencedora da eleição ocorrida no dia 05 de Fevereiro de 2013 de nome "Todo Mundo Quer Amor", composta pelos estudantes Alana Maria Soares (Quinto semestre, Secretária de Impressa), Antônio Erlandes de Lima Júnior (Terceiro semestre, Secretário Geral), Hewerton Henrique Rodrigues Cabral (Quinto semestre, Secretário de Esporte), Júlio Pedro Araújo (Terceiro semestre, Secretário de Assuntos Estudantis), Pablo Soares (Terceiro semestre, Secretário de Cultura), Pâmela Soares (Sétimo semestre, Suplente), Rodolfo Santana Ferreira (Terceiro semestre, Secretário de Finanças), Sarah Bezerra (Terceiro semestre, Secretária de Organização Interna) e Yasmin Siqueira (Terceiro semestre, Secretária de Eventos). A eleição, realizada no dia 04 de Fevereiro de 2013, pátio do Bloco 01 da UFC, Juazeiro do Norte, CE, registrou a presença de 60 eleitores. A comissão eleitoral, depois da apuração das cédulas, divulgou o resultado de 54 (cinquenta e quatro) votos para a chapa 1 e única, 0 (zero) votos nulos e 6 (seis) votos em branco. 

A chapa aceita o cargo e agradece a todos os estudantes que votaram com o desejo de construir uma Universidade pública, gratuita, coletiva, democrática e de qualidade. Por esse sentimento, já na volta às aulas, em Abril de 2013, estaremos pondo em prática nossas propostas, entre elas: planejamento e construção da Semana de Recepção dos calouros do curso, debate sobre o atual cenário do Movimento Estudantil no Brasil, luta pela ocupação dos espaços da Universidade pelos estudantes, ações de integração e interação entre os estudantes do curso de Comunicação com de outros cursos do campus, a criação de um mural físico e virtual onde todos poderão ter acesso às informações interessantes aos estudantes do curso e ainda eventos de jogos de futebol, a cada duas semanas, aberto a todos os estudantes do campus Cariri. 

Os encontros e reuniões do Centro Acadêmico serão notificadas no blog com, no mínimo, dois dias de antecedência para todos os interessados em participar das discussões. Participem! Todos os estudantes do curso podem participar das reuniões com direito de voz.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Aviso de Encontro



Boa tarde, colegas.

Os membros do Centro Acadêmico do curso de Comunicação Social - Jornalismo avisam aos interessados que acontecerá hoje, às 17:30, no Largo da RFFSA, em Crato, um encontro do C.A com as seguintes pautas:


  • Semana de recepção dos calouros (Debate + Trote);
  • Congresso dos Estudantes da UFC;
  • Intercom Nordeste;
  • Arrecadação de dinheiro para eventos;
  • Calourada com Filosofia, Design e (possivelmente) Medicina.


Não está previsto no Estatuto do curso o dever de notificar as reuniões com “x” horas/dias de antecedência, porém acreditamos que para melhor comunicação possamos avisar as próximas reuniões no blog (http://caxscariri.blogspot.com.br/) e compartilhar aqui no grupo com dois dias de antecedência. 


Todos os estudantes do curso podem participar das reuniões com direito de voz.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Boas vindas

Bem vindos! Neste espaço publicaremos notícias e informes sobre o Centro Acadêmico Xico Sá e o Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri. Fiquem atentos para novidades!