quinta-feira, 18 de julho de 2013

Nota de repúdio a Raimundo Macedo, prefeito de Juazeiro do Norte, e suas práticas coronelistas

Imagem de Hudson Jorge
Hoje, no fim da tarde, ocorreu a posse da reitora pro-tempore da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Suely Chacon, no pátio do campus Juazeiro. Entre os convidados da mesa, estava o secretário de desenvolvimento econômico de Juazeiro do Norte, José Roberto Celestino, representando o prefeito da cidade, Raimundo Macedo. Durante o evento, o prefeito apareceu, em seguida substituindo seu representante na mesa da cerimônia de posse da reitora. Estudantes da universidade mobilizaram-se no pátio, contra as atitudes do prefeito em relação à educação municipal, como o fechamento das escolas rurais e a redução do salário dos professores, através de cartazes, placas e palavras de ordem.

Ao fim da cerimônia, o prefeito, junto de seu secretário, deslocou-se para o estacionamento, seguidos pelos estudantes que continuaram a manifestação, inclusive fechando a saída do carro no estacionamento, através de um cordão humano. Após uma longa conversa com o secretário, Raimundão saiu do carro e caminhou até a avenida principal, acompanhado dos estudantes, que em coro, o convidaram para pegar o precário ônibus municipal. Ao chegar à avenida, o carro do secretário, junto de outro carro, pararam perto do prefeito, que entrou no segundo carro, onde um segurança à paisana apontou uma arma para os estudantes, que se afastaram do veículo, deixando o prefeito fugir. Indignados, os universitários cercaram o carro do secretário, pedindo explicações sobre a arma de fogo, mas o mesmo acelerou o veículo, arremessando um dos estudantes para a calçada.

Nós, do Centro Acadêmico Xico Sá, repudiamos a atitude deste prefeito, que não ouve a voz da população e repreende as manifestações com truculência, a exemplo do caso no Banco do Brasil. Não temos nenhum vínculo com partidos nem grupos políticos, mas apoiamos aqueles que, juntos, lutam por um país melhor e constroem as manifestações. Somos a favor da desmilitarização da polícia e fim dos seguranças-capatazes que servem aos políticos, aos moldes do velho coronelismo. Pedimos respeito aos estudantes, pois somos cidadãos, e gritamos, em coro: Fora Raimundão!

Centro Acadêmico Xico Sá
Gestão “Todo Mundo Quer Amor” 
2012/2013

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Corremos pelo Enecom

O Centro Acadêmico Xico Sá acredita ser preciso e bem vindo um esclarecimento sobre os pedágios realizados ao longo da gestão. O primeiro pedágio solidário organizado pelo Centro Acadêmico aconteceu em Junho deste ano. Nossa meta foi simples e clara: conseguir fundos para ajudar o pagamento das inscrições do ENECOM – Encontro dos Estudantes de Comunicação Social, que acontece em Teresina – PI, este mês.

Realizado com sucesso, passamos a investir em mais espaços como estes. Até agora aconteceram três pedágios, sendo que ao todo conseguimos R$ 508,40. Como foi tirado em encontros e conversas com os estudantes interessados no ENECOM, teriam prioridade à ajuda financeira quem participou das ações. Conseguimos realizar sete pré-inscrições e o restante do dinheiro continua em caixa para mais inscrições.

Em negociação do CAXS junto à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis, conseguimos acordar uma ajuda de custo de r$ 200,00 para transporte de Juazeiro do Norte –CE  até Teresina - Pi. Contudo, não paramos. Sabemos que as inscrições são caras, que os estudantes precisam de dinheiro durante o evento e para alimentação nas horas de viagem. Mais pedágios serão realizados. Confirmado: sábado, dia 13, às 8h, em frente ao Cariri Garden Shopping, próximo ao semáforo.

Participe conosco.


Segundo pré-encontro do ENECOM é hoje!

Por intermédio do mobilizador Samuel Macedo, acontecerá nesta quinta-feira, dia 11, às 17:30 no Campus Juazeiro do Norte, da Universidade Federal do Ceará/Cariri. O segundo pré-encontro do ENECOM PI - 2013. Com a temática concepção de Universidade, seguiremos a discussão coletiva preparatória para os debates do Encontro Nacional. 

Será utilizado o método de leitura e discussão do texto "A universidade pública sob nova perspectiva" de Marilena Chaui. Link para download disponível aqui''Compreender o real papel da universidade, a quem a produção do seu conhecimento deve servir, questionando nosso modelo de pesquisa e formação do ensino, apontando também perspectivas concretas de como podemos superar o modelo atual de mercantilização da educação.'' 


----------------

Participe também do pedágio no Sábado =)

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Observatório das Mídias debate cobertura das manifestações e representação dos movimentos sociais



No contexto das manifestações que tem acontecido em todo o Brasil, o projeto de extensão Observatório de Mídias do Cariri irá realizar debate, nesta quinta-feira, dia 04, com uma abordagem sobre os questionamentos que surgem em meio aos protestos, assim como abordará a maneira que a mídia brasileira tem feito a cobertura destes acontecimentos. O evento será aberto a todos que queiram participar.


Nas últimas semanas temos acompanhado através das diversas mídias informativas as inúmeras manifestações que tem ocorrido em todo Brasil. São estudantes, trabalhadores, aposentados, entre tantos outros indivíduos, que tem demonstrado através de atos públicos sua insatisfação com o atual quadro político-social vivenciado pelo país.


Em meio a essas manifestações surgem questionamentos sobre uma possível crise de representação no que concerne ao papel dos partidos políticos, assim como dos movimentos sociais. Além disso, passa-se a imaginar quais seriam as rupturas e continuidades desencadeadas pelas movimentações Brasil a fora. É necessário, também, refletirmos sobre como a mídia brasileira tem abordado todas essas questões.


Dia 04 de Julho, quinta-feira, às 16h, sala 36 do bloco C, com o professor Tiago Coutinho (curso de Jornalismo) e Roger Pires (jornalista, membro do coletivo Nigéria)